Foram apreendidos, na manhã desta sexta-feira, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, 634 pássaros exóticos, devido a falta de documentação e guia de transporte de animais (GTA). Os pássaros estavam dentro de gaiolas, em um veículo, com placas da Argentina, e foram trazidos para o Mantenedouro de Fauna São Braz, em Santa Maria.
Santa Maria está na rota do tráfico internacional de drogas
De acordo com o diretor do mantenedouro, Santos Braz, 36 animais morreram durante o transporte. Entre as espécies, haviam canários belgas, periquitos australianos, mandarins e diamantes de gould. Todos os pássaros ficarão sob os cuidados do mantenedouro.
– Houve o despacho da 1ª Vara e, por questões de sobrevivência e integridade dos animais, entendeu-se que era melhor trazer eles para cá. Como nós dispomos de um setor extra para aves que, atualmente, está desocupado, vamos evitar o óbito e manter a integridade deles – contou Braz.

Segundo o termo circunstanciado emitido pela Polícia Federal, a suspeita é que os animais estariam sendo levados para participação em um torneio de ornitologia, em São Paulo.
– Nos 22 anos em que temos o criadouro, nunca deixamos de prestar apoio aos órgãos de fiscalização. São mais de 600 animais de 128 espécies que recebem cuidados aqui – salientou o diretor.
VÍDEO: câmeras de segurança flagram carroceiro sendo espancado por policiais militares
Quem quiser ajudar com a alimentação dos pássaros, pode entrar em contato com o mantenedouro pelo (55) 99967-7707. O São Braz não é aberto ao público, e as visitas, com agendamento prévio, podem ser feitas apenas para fins didáticos ou para grupos voltados à educação ambiental.
